Artigo em destaque

À medida que avançamos na idade, são muitos os desafios que temos que enfrentar: a morte de familiares e amigos, problemas de saúde, adaptação à reforma, entre muitos outros.

Manual para adaptar a casa ao idoso

Projeto RHIS

O número de idosos que vivem sozinhos em Portugal duplicou nos últimos 20 anos, tendo atingido o valor de 24 000 em 2014. Este aumento representa novos desafios a que a sociedade deve responder com novas soluções.

A velhice traz alterações na capacidade física dos idosos que afetam a sua mobilidade, o seu bem-estar e a sua autonomia. Para além disso, a diminuição da capacidade física tem um grande impacto na qualidade de vida do idoso na sua própria habitação, uma vez que as habitações não estão adaptadas às limitações físicas dos idosos. Para minimizar este problema, o projeto RHIS propõe adaptar a casa ao idoso para que este possa sentir-se mais independente e confortável apesar da sua menor capacidade física.

Existem soluções simples e de baixo custo que minimizam grande parte das limitações das habitações, tornando-as em espaços adaptados à vida quotidiana de um idoso. Neste Manual poderá encontrar um conjunto de alternativas que melhoram a segurança e o conforto em cada divisão da habitação. Grande parte das soluções são de baixo custo e podem ser realizadas pelo próprio idoso ou pelos seus familiares.