Artigo em destaque

À medida que avançamos na idade, são muitos os desafios que temos que enfrentar: a morte de familiares e amigos, problemas de saúde, adaptação à reforma, entre muitos outros.

Melhoria da qualidade de vida através da prática de Boccia Sénior

O processo de envelhecimento é caracterizado por um conjunto de alterações no nosso organismo, que decorem ao longo da nossa vida. Este processo não pode ser alterado, mas sim controlado dependendo do nosso estilo de vida.

A prática de atividade física no decorrer do processo de envelhecimento pode assumir um papel muito importante para um envelhecimento bem-sucedido e com qualidade, devido aos inúmeros benefícios associados à prática desportiva feita de forma regular e adequada.

Atualmente, existe uma vasta gama de ofertas desportivas disponíveis para a população sénior, mas nem sempre são as mais adequadas. Neste sentido, o Boccia Sénior é uma modalidade que pode ser praticada por todos, independente da sua limitação, é de fácil compreensão e é promotora de sucesso. Para além disso, o Boccia Sénior tem vários benefícios associados, nomeadamente ao nível fisiológico, ao nível psicológico, e ao nível social.

 A prática de Boccia é mais caracterizada pelas habilidades técnicas e competências táticas de cada pessoa, do que pela capacidade física. Neste sentido, os indivíduos que possuem muitas limitações físicas podem realizar uma prática regular de exercício físico, sem que se sintam “excluídos” da população em geral.

Para além disso, no desenvolvimento do Boccia o processo cognitivo da pessoa é bastante trabalhado, no sentido que é uma modalidade exigente ao nível da concentração, atenção e memorização. Ou seja, a pessoa que está a jogar é “obrigada” a avaliar e analisar possíveis jogadas do outro jogador e adequar assim as suas jogadas. Desta forma, o processo cognitivo como a memória, atenção e raciocínio são bastante estimulados.

O Boccia é uma modalidade em que é possível desenvolver várias competências funcionais, tais como, coordenação, equilíbrio, precisão, emoções e relações interpessoais. É um desporto considerado para todos.

O que é o Boccia?

O Boccia é uma modalidade indoor que exige elevados níveis de precisão, podendo ser praticado de forma individual, pares ou equipas, em que o objetivo do jogo é caracterizado por conseguir aproximar o maior número de bolas de uma cor à bola branca.  É uma modalidade que possui características próprias, podendo ser praticada em qualquer recinto desportivo desde que possua as medidas de 12,5metros de comprimento e 6 metros de largura. Para a sua prática são necessárias 13 bolas, mais concretamente, 6 bolas azuis, 6 bolas vermelhas e uma bola branca. O jogo é composto por 4 parciais se for praticado de forma individual e pares ou 6 parciais se for praticado em equipa. No final de cada parcial é realizada a contagem das bolas de determinada cor mais próxima da bola branca, até ser encontrada a primeira bola da cor adversária. Cada bola de cor corresponde a um ponto.

O que é o Boccia Sénior?

No que diz respeito à população sénior, a modalidade Boccia Sénior é idêntica ao Boccia para pessoas com Paralisia Cerebral, seguindo as mesmas regras e objetivos, sendo que a única diferença existente são as classes de competição para pessoas com paralisia cerebral.

Ao longos dos anos o Boccia Sénior tem sido um sucesso tendo de ano para ano aumentado o número de participantes, sendo que atualmente existem cerca de 750 idosos inscritos nos campeonatos nacionais. Este aumento pode ser explicado pelo facto de o Boccia Sénior ser uma modalidade de fácil compreensão, ter um baixo custo associado ao nível das instalações e materiais desportivos e por trazer inúmeros benefícios ao nível físico, fisiológico, psicológico e social. No que diz respeito à competição nacional, o Boccia Sénior está regido pelas seguintes provas: i) Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual e Equipas, dividido por zonas (Norte, Centro e Sul) e com fases finais dos mesmos; ii) Taça de Portugal de Boccia Sénior Individual e Equipas.

Benefícios associados ao Boccia Sénior

  • Desenvolvimento de um estilo de vida mais ativo e saudável;
  • Conservação da capacidade funcional e autonomia física durante o processo de envelhecimento;
  • Melhoraria ao nível da mobilidade articular;
  • Melhoraria ao nível da força muscular;
  • Melhoraria ao nível da motricidade fina;
  • Aumento do raciocínio;
  • Aumento da capacidade de concentração, do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Promoção de uma competição saudável que permite aumentar a sensação de bem-estar e por consequência a autoestima;
  • Ajuda a combater o isolamento e inícios de depressão;
  • Desenvolve a capacidade intelectual;
  • Aumento do Convívio;
  • Aumento da Socialização.

Roberto Pereira – Técnico de  Atividade Física Adaptada

Centro de Desporto Adaptado Sport Club do Porto