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À medida que avançamos na idade, são muitos os desafios que temos que enfrentar: a morte de familiares e amigos, problemas de saúde, adaptação à reforma, entre muitos outros.

Prevenção de Quedas: da Segurança à Melhoria da Qualidade de Vida

Em Portugal, tal como a nível mundial, verifica-se cada vez mais um envelhecimento da população, sendo este um fenómeno recorrente nos países mais desenvolvidos. Um dos grandes fatores responsáveis por esta situação é a evolução das áreas de saúde, vindo disponibilizar aos indivíduos tratamentos que lhes permitem viver mais tempo.

Perante isto, apresenta-se como necessário a procura de novas estratégias para a abordagem deste fenómeno, de maneira a maximizar a qualidade de vida independentemente do processo de envelhecimento.

            As quedas doméstico são o acidente mais grave e frequente entre as pessoas com mais de 65 anos. Das pessoas que vivem na comunidade, aproximadamente 30% cai uma vez por ano, valores que aumentam a partir dos 75 anos. Das pessoas que caem, 20 a 30% sofrem algum tipo de lesão que pode levar à redução da mobilidade, dependência e aumento do risco de morte prematura.

            Por este motivo, a segurança da pessoa idosa apresenta-se cada vez mais pertinente, podendo começar por uma implementação simples de exercício físico, chegando até às alterações do meio em que a pessoa reside.

Cuidados a ter consigo mesmo:

  • Faça exames à visão e audição com regularidade, pois estes podem afetar o seu equilíbrio;
  • Não altere a dose de medicamentos sem consultar o seu médico, nem tome medicação que não lhe tenha sido receitada;
  • Levante-se e deite-se devagar de modo a evitar tonturas;
  • Utilize um calçado confortável e com solas não derrapantes e evite andar em casa só com meias, especialmente em chão escorregadio;
  • Sente-se enquanto veste as calças e as meias ou calça os sapatos;
  • Pratique exercício físico, de modo a fortalecer os músculos, melhorar a postura, a flexibilidade e os reflexos;
  • Não rode o corpo enquanto está a lavar as costas ou os pés, utilize uma escova de cabo longo;
  • Não torça o corpo para sair da cama: rode até ficar deitado de lado, dobre as pernas e coloque-as fora da cama ao mesmo tempo que, com a ajuda dos braços, levanta o tronco;
  • Na cozinha, sempre que puder, trabalhe sentado (por exemplo, ao descascar batatas ou arranjar legumes);
  • Limite o consumo de álcool: mesmo uma pequena quantidade pode ser prejudicial caso já exista um défice no equilíbrio e reflexos fracos.

Cuidados a ter com a sua casa:

  • Ao descer escadas agarre sempre o corrimão;
  • Se for possível marque o primeiro e o último degrau de cada lanço de escadas com uma fita brilhante;
  • Tenha sempre a casa bem iluminada;
  • Verifique todos os pisos de madeira para ver se existem saliências onde possa tropeçar;
  • Sempre que possível, elimine os tapetes. Caso queira mante-los assegure-se de que estão bem fixados com fitas antiderrapantes;
  • Afaste os fios elétricos e do telefone para junto das paredes e longe das superfícies de circulação;
  • As cadeiras e poltronas devem ter apoio de braços e costas, bem como assento firme;
  • Evite ter superfícies enceradas;
  • O material de cozinha que utiliza todos os dias deve estar sempre ao alcance da mão, para evitar inclinações;
  • No chuveiro, utilize barras de suporte, tapete ou tinta antiderrapante e, se necessário, um banco de chuveiro;
  • Se possível substitua a banheira por chuveiro.

Cuidados a ter no exterior:

  • Preste atenção quando está em lugares pouco iluminados ou que não lhe são familiares;
  • Caminhe pela parte de dentro do passeio, pois uma altura como a berma pode representar um risco;
  • Tenha atenção ao piso, principalmente em dias de chuva;
  • Caso costume ter tonturas ou dificuldades na marcha, não hesite em utilizar uma bengala ou andarilho;
  • Ao entrar no automóvel sente-se e depois rode as pernas para dentro, fazendo o movimento contrário para sair.

Sofia Tripologos e Raquel Pereira – Terapeutas Ocupacionais

Centro de Desporto Adaptado Sport Club do Porto