Artigo em destaque

À medida que avançamos na idade, são muitos os desafios que temos que enfrentar: a morte de familiares e amigos, problemas de saúde, adaptação à reforma, entre muitos outros.

Sinto-me oprimido (a) quando faço um esforço

A opressão é aquela sensação de um peso que pressiona o nosso tórax, impedindo-nos de inspirar.

A opressão toráxica sente-se em circunstâncias muito variadas.

Quem não sentiu quando numa inquietação ou quando num stress, esta sensação curiosa de não poder respirar? Trata-se de uma manifestação banal de ansiedade e a maior parte das vezes, ultrapassada respirando ampla e tranquilamente.

Mas, por ocasião de um esforço físico, como num jogging ou na prática de qualquer desporto, pode acontecer sentir-se de repente, dificuldade em respirar: há um peso que nos comprime como um torno. Igualmrnte aparece-nos uma sensação de dor como uma barra que se desloca por vezes ao longo dos braços e do pescoço. Estes sinais são típicos de uma dor coronária, isto é de uma dor do coração porque as artérias se obstruem e o próprio coração tem falta de oxigénio.

Nem um minuto perder! A única atitude é chamar o 112, a fim de ter o mais depressa possível  cuidados médicos. Alguns tratamentos permitem evitar um enfarte definitivo, se forem ministrados nas primeiras horas.

Autor: Gilles Berrut, 29/09/2015

Tradução: Maria Manuela Garcia Correia Henriques