Artigo em destaque

À medida que avançamos na idade, são muitos os desafios que temos que enfrentar: a morte de familiares e amigos, problemas de saúde, adaptação à reforma, entre muitos outros.

Questões éticas

Jurisdição

A “Academia do Bem Envelhecer” é uma plataforma não-comercial.

O Porto4Ageing, consórcio público-privado, contribui através desta plataforma para a partilha de conhecimentos no domínio da prevenção em saúde, para um envelhecimento ativo e saudável, e para uma comunicação entre profissionais de saúde e o público em geral.

Como tal, o Porto4Ageing, Centro de Excelência em Envelhecimento Activo e Saudável, é responsável por gerir a plataforma e de garantir a seriedade e a transparência na sua política editorial. Para certificar a independência e neutralidade das informações publicadas na “Academia do Bem Envelhecer”, todos os parceiros atuais e futuros do projeto comprometer-se-ão a este Código de Ética.

 

Complementaridade

A informação fornecida pelo Academia do bem Envelhecer é dirigida ao público em geral e a profissionais de saúde. Esta informação está desenhada para suportar, e não substituir, o relacionamento entre paciente e médico. Como tal, deverá partilhar toda a informação médica que encontre na internet com o seu médico ou outro profissional de saúde.

Os utilizadores são aconselhados a usar com cuidado as informações obtidas nesta plataforma ou a partir dos links aqui listados. Em caso algum as informações obtidas devem ser usadas para autodiagnóstico ou automedicação.

Os artigos publicados são originais, republicados de outros websites ou de outros locais de divulgação científica. Em todos os casos, os artigos antes de serem publicados são validados por um conselho editorial e um conselho de ética para assegurar a relevância da informação.

 

Confidencialidade

O Porto4Ageing, e todos os seus parceiros, estão empenhados em respeitar a privacidade e anonimato dos utilizadores do website. As ferramentas oferecidas são de livre acesso.

As informações pessoais sobre os visitantes, ou seja, o endereço de correio eletrónico, é estritamente confidencial. Nenhuma informação é transmitida a qualquer organização externa, ou para uso publicitário de algum dos parceiros ou empresas privadas (farmacêutica ou outros).

 

Atribuições

As informações contidas no website tem sempre à origem da informação (endereço web, o nome do editor, referência da publicação científica, livro, etc.).

As informações relacionadas com saúde aqui existentes são exclusivamente informativas. Estas informações pretendem apenas ser um complemento útil a informações previamente dadas pelos profissionais de saúde, não podendo em ocasião alguma substituir a informação fornecida pelo médico.

As datas de publicação e/ou de atualização são sempre mencionados.

 

Justificação

O consórcio contribui para a partilha de conhecimentos no domínio da prevenção para um envelhecimento ativo e saudável e para comunicação entre o público em geral e os profissionais de saúde.

Os editores e colaboradores da plataforma são peritos científicos independentes que trabalham em instituições públicas e privadas, tal como descrito na lista de parceiros do projeto. Os parceiros privados não têm autoridade sobre o conteúdo científico da plataforma.

Quaisquer afirmações feitas sobre o benefício ou desempenho de um dado tratamento, produto ou serviço comercial serão apoiadas por evidência científica.

Aconselhamos compartilhar sempre as informações que encontra na internet com o seu médico assistente ou outro profissional de saúde.

A publicação de imagens ou fotografias mesmo sem identificação não é permitida neste website, exceto se para tal houver acordo escrito.

 

Profissionalismo

Todos os contactos úteis no website serão encontrados nas secções de contatos e menções legais.

 

Transparência do financiamento

A plataforma é financiado pelos parceiros do projeto.

 

A informação médica fornecido pela “Academia do Bem Envelhecer” tem o objetivo de informar e não substitui a consulta ao médico ou profissional de saúde.

Todas as informações de saúde apresentadas no Academia do Bem Envelhecer são selecionadas pela equipa do Porto4Ageing a partir de portais de notícias outros websites confiáveis. Embora o conteúdo do website seja verificado, o Porto4Aageing não garante a veracidade da informação de documentos provenientes de websites da qual não tem responsabilidade nos conteúdos.

Quando os comités científicos e editoriais identificarem algum conteúdo que levante dúvidas sobre sua a validade, confiabilidade ou adequação da informação, este não será publicado.